Daniel Annenberg

Biografia

Daniel Annenberg milita a favor da Gestão Pública transparente, que inova e oferece serviços de qualidade ao cidadão. E a trajetória profissional dele comprova essa esforço e o trabalho efetivo a favor da ética e contra a corrupção e a burocracia. Formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), é ex-diretor-presidente do Detran-SP (órgão que, hoje, passa por uma reforma completa com a adoção de novos mecanismos para coibir a corrupção e melhorar a qualidade dos serviços). Foi também superintendente do Programa Poupatempo-SP, projeto do qual participou desde a elaboração.

Fundou a Res Pública, consultoria em qualidade e serviços públicos, na qual atuou por cinco anos. Trabalhou ainda na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e como Assessor na Secretaria de Administração Federal. No início da carreira, foi Assessor da Secretaria de Administração e da Secretaria Especial da Reforma Administrativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde ajudou a criar o Guia de Serviços Públicos e do planejamento dos projetos referentes à Reforma Administrativa, Desburocratização e criação das Subprefeituras.

Linha do Tempo

1990
1990

Consultor

Price Waterhouse S.A – consultor de janeiro a setembro 1990

1990 a Janeiro 1992

Secretaria Especial da Reforma Administrativa da Prefeitura de São Paulo

Integrante da equipe de planejamento dos projetos referentes à Reforma Administrativa, Desburocratização e criação das Subprefeituras.

1992
1992

Assessor na Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura do Município de São Paulo

Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura do Município de São Paulo – assessor de Desenvolvimento, de janeiro a dezembro 1992

janeiro de 1993 a Abril 1994

Assessor na Secretaria de Administração Federal da Presidência da República

Secretaria de Administração Federal da Presidência da República – assessor de janeiro a julho 1993.

Escola Nacional de  Administração Pública (ENAP) – Coordenador-geral da Diretoria de Estudos e Pesquisa de julho de 1993 a abril 1994.

 

Dezembro de 1996 a Junho de 2006
Dezembro de 1996 a Junho de 2006

Superintendente e assessor- Poupatempo - SP - PRODESP

  • Coordenação da implantação, operação e gestão das 17 unidades do Poupatempo {10 fixas e 7 móveis};
  • Coordenação do Sistema de Informações à População e do Disque Poupatempo;
  • Coordenação do Projeto e-poupatempo para disponibilização de serviços públicos eletrônicos à população; participação no Programa de Formação e Capacitação dos Monitores para as salas e-poupatempo;
  • Coordenação do Laboratório de Interação Homem-Computador em parceria com o Laboratório de Usabilidade da Poli/USP;  definição dos itens e aspectos para a definição do perfil dos usuários da  Internet para a elaboração do sistema de coleta de dados; coordenação das  primeiras atividades para análise de usabilidade dos serviços do Boletim de Ocorrências Eletrônico e do sítio do Detran;
  • Organização e coordenação do Programa de Formação e Capacitação de mais de 5 mil funcionários das 17 Unidades do Poupatempo;
  • Coordenação do Programa de Capacitação para uso da Internet e para a realização de serviços eletrônicos;
  • Coordenação da elaboração dos Manuais de Operação de Postos Poupatempo e das Normas & Procedimentos;  Coordenação dos programas de Consultorias Técnicas (TRT – 2ª. Região, Nicarágua, Moçambique e Secretaria das Finanças do Governo do Pará);
  • Participação no Projeto @Lis –Alliance for the Information Society/ financiado pela Comunidade Européia, por meio domProjeto e-goia – Inovação e Acesso ao Governo Eletrônico por meio do Projeto e-poupatempo.
2004

Apresentação Internacional

Apresentaçãosobre o Projeto e-poupatempo e o processo de implantação e manutenção das 17 unidades do Poupatempo no Senado de Berlim (Alemanha)

2006
2006

Apresentação Internacional

Apresentaçãosobre as diretrizes, os objetivos e os desafios do Projeto Poupatempo na sede do Banco Mundial, em Washington/EUA

Julho 2006 a Março 2011

Consultoria Res Publica - Sócio-diretor

  • Consultoria para  implantação de uma Central de Atendimento ao Cidadão nos moldes do Poupatempo, para a Prefeitura de Belo Horizonte (MG);
  • Consultoria para diagnóstico e propostas de melhoria da qualidade do atendimento das unidades do PSIU, Postos de Serviço Integrado Urbano, do Governo do Estado de Minas Gerais;
  • Consultoria para implantação de uma Central de Atendimento ao Cidadão, nos moldes do Poupatempo, e de um Guia do Usuário dos Serviços Públicos para o Governo do Espírito Santo;
  • Consultoria para implantação de uma Central de Atendimento ao Cidadão (o Atende Fácil), nos  moldes do Poupatempo, para a Prefeitura de São Caetano do Sul;
  • Consultoria para implantação de uma “Central de Facilidades“ para o Tribunal de Justiça do  Espírito Santo, dentro da perspectiva da implantação de uma “Justiça Virtual”Consultoria para a melhoria do Atendimento ao Cidadão na Defensoria Pública do Estado de São Paulo;
  • Consultoria para implantação de uma Central de Atendimento ao Cidadão nos moldes do Poupatempo, e de um Guia do Usuário dos Serviços Públicos para o Governo do Acre (em implantação);
  • Consultoria para auxiliar na reformulação do modelo de atendimento da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo, incluindo propostas de nova estrutura organizacional e de uma Política de Atendimento.
2009
2009

Apresentação Internacional

Apresentação sobre a evolução e situação atual das Centrais de Atendimento ao Cidadão no Brasil  para o Governo da Rússia, em Moscou/RU

Março de 2011 a Março de 2016

Diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-SP) - Maior órgão de trânsito da América Latina

  • Implantação do novo padrão de atendimento em 336 unidades de trânsito do Estado (Ciretrans) e 309 Seções de trânsito, com amplo investimento em tecnologia e  infraestrutura; Utilização de senhas para o atendimento, pagamento de taxas direto nas mesas de atendimento e possibilidade do cidadão opinar sobre o atendimento prestado;
  • Criação de mais de 21 serviços eletrônicos no portal (site), prova eletrônica, canais de comunicação, tais como Disque Detran, Fale com o Detran,  Ouvidoria e envio de SMS e cartas;
  • Criação de aplicativos para Smartphones e Tablets, que incluem simulado de prova eletrônica,
  • Em 2014, foi criado a lei dos Desmanches com rastreamento de todas as peças, garantindo maior transparência ao cidadão. O Detran.SP fechou 700 estabelecimentos e houve uma queda de 25% no nº de roubo de carros;
  • Amplo investimento em capacitação dos funcionários, com utilização de ferramenta para Ensino à Distância (EAD);
  • Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, implantação da coleta de biometria unificada para as Carteiras de Motorista e Identidade, propiciando o início da criação de um banco de dados único da população do Estado de São Paulo;
  • Criação do Observatório do trânsito, com mensuração dos indicadores de qualidade das informações sobre acidentes e mortes no trânsito e publicação online de um anuário de referência sobre condutores, veículos e acidentes no trânsito.

Publicações

Círculo
1994
1994

Co-autor do livro “Estrutura e Organização do Poder Executivo –  Administração Pública Brasileira e Administração Pública Comparada: Grã-Bretanha, França, Itália e Alemanha”, Brasília – DF, editado pela ENAP.

Círculo
2006

Co-autor do livro “Reconstruindo Valores Públicos: Padrão Poupatempo em recomendações”, São Paulo – SP, editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Círculo
2007
2007

Co-autor do livro “Programa e-Brasil”, de Peter Titcomb Knight, Ciro Campos Christo Fernandes. e Maria Alexandra Cunha (organização e edição)…  “Prestação de serviços públicos eletrônicos ao cidadão.”, Cunha, Maria Alexandra, Daniel Annenberg, e Roberto Meizi Agune. Capítulo 25. pp     559-584. São Caetano do Sul. São Paulo: editado pela Yendis.

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